REGULAMENTO
TAMO AE PRA ISSO
MOTO CLUBE
Item 1 – DA DENOMINAÇÃO, SEDE, FORO, PRAZO E OBJETIVOS:
1.1
– Fica instituída, por iniciativa
particular e sem fins lucrativos, uma sociedade civil, de fins ideais, sob a
denominação de TAMO AE PRA ISSO MOTO CLUBE, doravante chamada também de T.A.P.I
MC, com número ilimitado de sócios, pessoas físicas ou jurídicas, fundada em 01
de outubro de 2011, com duração indeterminada, foro e sede em Curitiba,
destinada a proporcionar a seus associados, atividades recreativas, sociais e
esportivas.
1.2 – O TAMO AE PRA
ISSO MOTO CLUBE tem como objetivo:
·
Promover a amizade entre seus integrantes e outros moto clubes;
· Promover reuniões, passeios, sessões
recreativas, sociais culturais e esportivas, desde que ligadas ao motociclismo.
Parágrafo
Único:
Os passeios realizados pela associação serão sempre realizados de motocicleta,
triciclos, podendo ter carro de apoio.
2.1
A cada 1 ano, será
constituído e eleito um COMITÊ REPRESENTANTE, sem HIERARQUIA, composto por 2
(Dois) integrantes do TAMO AE PRA ISSO MC, os quais terão que possuir os
seguintes pré-requisitos:
2.2
- Ser integrante do TAPI MC a pelo menos 12 meses, salvo fundação;
- Possuir Motocicleta e ser maior de 18 anos,
habilitado.
– Ser eleito em concordância com todos do MC,
através de assembleia de votação.
Parágrafo
Único:
Estão exclusos de votação os integrantes menores de 18 anos.
2.3
O COMITÊ REPRESENTANTE
terá as seguintes atribuições e responsabilidades:
2.4
- Administrar os gastos realizados pelo MC;
2.5
- A partir das sugestões dos
integrantes do MC e/ou do próprio COMITÊ REPRESENTANTE, analisar a
viabilidade para implementação destas sugestões e decidir sobre a execução ou
não das mesmas;
- Trabalhar visando sempre à melhoria do MC;
-
Realizar a atualização do Blog do TAPI MC mensalmente;
- Controlar e executar os procedimentos
para entrada e saída dos integrantes no moto clube, a partir das regras
estabelecidas neste regulamento;
-
Administrar e organizar os eventos de quarta-feira e reuniões gerais;
- Organizar e verificar a possibilidade de viagens que serão efetuadas com todos integrantes do MC. |
3.1 - O candidato a
“TAPI”, deverá ser apresentado por um integrante efetivo, que se
responsabilizará pelo comportamento do candidato, bem como o instruirá de
todos os seus direitos e deveres para com o grupo durante o período de
avaliação.
3.2 - O novo integrante, confirmando seu
interesse em participar do grupo, receberá este “Regulamento” com seu anexo
contendo as “Regras de Segurança” do MC;
3.3 - O novo
integrante só será efetivado como um TAPI, após avaliação de todos
integrantes do MC; O novo integrante deverá conhecer todas as regras do
grupo, e comprometer-se a honrá-las e respeitá-las acima de tudo;
3.4 - O novo integrante
deverá honrar o compromisso de compra imediata do Colete Padrão e do Brasão
do MC, sendo as custas subsidiadas pelo mesmo.
3.5 - O Brasão será
entregue em solenidade a ser definida.
|
4.2 - Não colocar em
risco sua vida, a dos integrantes do MC ou a de terceiros;
4.3 - O brasão do
TAPI Moto Clube, contido no colete (patch), não deverá ser usado por ninguém
além dos integrantes.
4.4 - Defender os símbolos oficiais do MC,
ou integrantes do MC;
4.5 - Não agir de forma a prejudicar a
imagem e o moral do MC;
4.6 - Respeitar leis públicas portando
identificação do MC;
4.7 – Não tomar
qualquer decisão pelo Moto Clube, sem antes comunicar a todos.
OBS. Todas as
decisões sobre desligamentos ou punições, bem como a gravidade de erros
cometidos, serão apreciadas pelos Integrantes Membros do MC e se necessário
submetido em reunião para votação;
|
5.1 - As Regras de
Segurança, (anexo I), servem para preservar a integridade física, bem como, a
integridade de nossas motocicletas, portanto, devem ser seguidas com rigor,
(leia com atenção, memorize e ajude ao seu colega caso ele esqueça de algum
item), cada um de nós pode zelar por seu amigo;
5.2 - O nosso grupo
é extremamente familiar, desta forma devemos agir com respeito e pudor diante
de nossas colegas de grupo e esposas;
5.3 - O uso de bebidas
alcoólicas deve ser moderado quando estiver pilotando ou for pilotar... “Se
for beber, não pilote... se for pilotar, não beba”;
5.4 - Mantenha em dia
as manutenções de sua motocicleta, para que a mesma não venha a sofrer
quebras, prejudicando o grupo nos passeios;
5.5 - Não será aceito sob nenhuma
hipótese, racismo, discriminação, desrespeito ou qualquer outra forma de
segregação.
|
6.1 - Serão realizados
passeios, visando à confraternização dos integrantes, seus familiares e
divulgação do nome TAMO AE PRA ISSO;
6.2 - É OBRIGATÓRIO
o uso de camisetas e/ou coletes em todos os eventos motociclísticos,
passeios, viagens ou eventos sociais ligados ao MC;
6.3 - Respeite os
horários estabelecidos, principalmente o horário de saída. Os atrasos acabam
comprometendo o passeio;
6.4 - Todas as
despesas com a motocicleta, gasolina e pedágios, fica sob responsabilidade do
integrante proprietário (piloto).
6.5 - Todas as
despesas extras (Churrasco, bebidas, estadia) serão rateadas entre TODOS os
que estarão participando da viagem, sem distinção de homem/mulher, exceto
crianças.
6.5 - A união do grupo
nos passeios, além de ser gratificante, é também um fator de segurança. Se
partirmos unidos, devemos voltar da mesma forma;
6.6 - Caso seja de
extrema necessidade o seu retorno antecipado, procure não voltar sozinho,
combine com pelo menos mais dois colegas, para fazerem este retorno;
6.7
-
As finalidades dos passeios e viagens são:
- Divulgar o TAPI MC dentro e fora do Território Nacional; - Manter os integrantes do MC em harmonia e em clima de irmandade e amizade; - Lazer e confraternização. |
7.1 - Serão realizadas reuniões as
quartas-feiras, sempre visando o comparecimento de todos os integrantes do
MC, se possível.
7.2 - As reuniões se realizarão com
fins diversos, sempre se relacionando com assuntos do MC e promovendo o
fortalecimento das amizades;
|
Parágrafo Único: Qualquer item
deste regulamento, só poderá ser alterado, em reunião geral, convocada pelo
COMITÊ RESPONSÁVEL, para todos os integrantes do TAPI MC, sendo que esta(s)
alteração (ões) deve(m) ter aprovação de pelo menos 2/3 (dois terços) dos
integrantes.
|
1
- "Puxa Fila"
– Piloto responsável por conduzir o pelotão até o destino mantendo o pelotão na velocidade combinada, será responsável também por definir o momento da ultrapassagem e realizar as paradas combinadas. Este piloto poderá ir alternando conforme combinação antes da viagem. |
2 -
“Velocidade do Pelotão”
– O “Puxa-Fila” deverá manter o pelotão na velocidade compatível com o que foi combinado no ponto de encontro. |
3
- “A velocidade dos
foguetinhos”
- É livre, pois não temos como controlar aqueles que gostam de acelerar. Mas fica expressamente proibido a ultrapassagem pela direita ou de qualquer forma que possa por em risco a segurança do pelotão. Ao desacelerar para esperar o pelotão principal, não fique no meio da estrada rodando a 30 km/h, fique a direita ou pare no acostamento. |
4
- "Trechos de Serra"
- Nos trechos onde houverem curvas
acentuadas e múltiplas, vamos procurar agrupar, seguindo o "Puxa
Fila" em fila indiana se necessário, estes locais são propícios a
incidentes e acidentes.
5 - "Ferrolho/Limpa Trilha"
– Uma moto fará esta função, de preferência aquela que possui maior capacidade para alcançar o Puxa-Fila na eventualidade de pane com alguém do pelotão. Este piloto já será determinado ou será escolhido no ponto de encontro de cada passeio. Cabe a esta moto ficarem atrás do pelotão e prestar auxílio caso alguém tenha problema, e avisar os demais sobre o ocorrido.
- O
Ferrolho/Limpa Trilha será o responsável, após as paradas, na saída do
comboio, se necessário parar o trânsito para saída de todos, assumindo assim
novamente o último lugar no pelotão.
- Também será
responsável pela compactação do pelotão bem como auxiliar no processo de
ultrapassagem como mencionado no item 6 - Ultrapassagens.
|
6 - "Ultrapassagens"
- As ultrapassagens serão feitas sempre pela esquerda e devem ser devidamente sinalizadas, nunca usem o acostamento e nem faça a ultrapassagem muito próximo das motos, pois o risco de colisão existe caso a moto a ser ultrapassada tenha que fazer qualquer tipo de manobra, como desviar de um buraco, por exemplo. Este procedimento terá apoio do Ferrolho/Limpa Trilha. O Puxa-Fila sinalizando a intenção de ultrapassagem, o Ferrolho assim que possível, deverá fechar a via a esquerda para que de forma ordenada, do último para o primeiro motociclista do pelotão faça seu deslocamento para a pista esquerda fazendo assim a ultrapassagem. Somente em casos de extrema necessidade o pelotão deverá proceder à ultrapassagem de forma diversa a esta. O Puxa-Fila será o último a se deslocar para a pista da esquerda para ultrapassagem. O retorno para a pista da direita deverá ser executado tão logo haja a ultrapassagem fazendo com o pelotão todo libere a pista de rolamento esquerda para os veículos de 4 rodas. |
7
- "Distância"
- Procure sempre manter
uma distância segura da moto a sua frente, isto irá depender da velocidade do
pelotão, mais ou menos uma moto de distância no máximo. Não será permitido
distanciar demais sua moto da moto a sua frente, este procedimento pode causar
acidentes e desunião do pelotão.
Estaremos
visando, sempre que possível, a formação em "Z" (figura abaixo).
|
8 - "Motocicletas e Pilotos"
- Verifique sempre se sua moto esta devidamente abastecida; - Check o nível de óleo; - Check o nível de água do radiador (se sua moto for refrigerada a água); - Check as lâmpadas de sinalização (Farol, Lanterna, Piscas e Painel); - Calibre os pneus a cada viagem, verifique o estado dos mesmos quanto a desgaste, ressecamento e se não há algum objeto perfurante no pneu (prego, parafuso, vidro, etc...); - Tenha sempre em sua moto um kit de reparo de pneu (Tire Fix e outros); - Verifique os freios (pastilhas, lonas e fluído); - Check os cabos de embreagem e acelerador (lubrificação); - Jogo de ferramentas em ordem; - Esteja sempre equipado, use sempre capacete, luvas, uma boa jaqueta e botas. |
9 - “Dicas (SUPER) Importantes”
- Ultrapasse rápido! O mais rápido que puder. - Nas viagens tente não deixar espaços no meio do pelotão. - Respeite o Puxa-Fila, o Ferrolho/Limpa-Trilha. Eles normalmente têm uma visibilidade maior que a sua. - Supere seus medos e viaje seguro. Indecisão também mata. - Nas paradas do pelotão, caso necessite abastecer sua moto, primeiro faça o abastecimento para depois se juntar ao grupo. - Cuide do seu RETROVISOR SEMPRE. - Se um parar, todos param. Se ele disser para seguir sem ele, sigam sem ele. - Não diga para os outros seguirem sem você se acha que pode precisar de ajuda. |
"SEMPRE
TENHAMOS TODOS, UMA BOA VIAGEM E QUE DEUS SEMPRE NOS ACOMPANHE."
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário